Acções do Documento

Da conquista de Lisboa à conquista de Alcácer

19, 20 e 21 de maio - Três universidades e três municípios organizam colóquio internacional sobre a tomada de Alcácer do Sal, em 1158.

O facto de o ano de 2017 marcar a passagem do VIIIº centenário da conquista de Alcácer do Sal e o 870º aniversário da conquista de Lisboa pelas forças portuguesas e cruzadas, deu o mote aos organizadores para proporem a realização do Colóquio Internacional “Da conquista de Lisboa à conquista de Alcácer: definições e dinâmicas de um território de fronteira”.

Promovido pelos municípios de Palmela, Alcácer do Sal e Sesimbra e universidades NOVA, de Lisboa e de Évora, um conjunto variado de investigadores irá debater a forma como os setenta anos que medeiam entre uma conquista de uma cidade e a outra configuraram e condicionaram o desenvolvimento de um território considerado “de fronteira”.

Pretende-se que a confluência num mesmo colóquio de especialistas dos períodos medieval islâmico e medieval cristão peninsular nas diversas disciplinas em que trabalham (arqueologia, arte, arquitetura e história, nas suas múltiplas vertentes) potencie uma reavaliação do conhecimento sobre a ocupação da região e suas características.

As inscrições no Colóquio são gratuitas mas condicionadas à capacidade das salas das sessões. O formulário de inscrição deve ser preenchido e enviado, até 17 de maio, para: patrimonio.cultural@cm-palmela.pt

Consulte o programa

Informações adicionais

2017-05-09 11:25
Topo da Página