Primeiro curso português de doutoramento em Estudos de Género

Formação nasce por iniciativa do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Faculdade de Direito da Universidade Nova e da NOVA FCSH.

A Universidade NOVA e a Universidade de Lisboa uniram-se para oferecer o primeiro Curso de Doutoramento em Estudos de Género.

Relações de Género, Igualdade de Género, Identidade de Género. A Sociologia, a Psicologia, a Antropologia e o Direito, a História, os Estudos Literários e Artísticos têm explorado os mistérios e o fascínio destes conceitos, das suas normas e das suas práticas, hoje na ordem do dia nas políticas nacionais, europeias e internacionais. As perspetivas críticas e interdisciplinares serão centrais nesta consagração académica de um dos mais interessantes campos científicos das Ciências Sociais contemporâneas.

O programa de doutoramento tem por missão contribuir para a afirmação dos Estudos de Género como área científica autónoma de investigação e formação avançada, preparando investigadores/as neste domínio e profissionais, quadros superiores e dirigentes capazes de analisar, de forma crítica e reflexiva, temas relacionados com as questões de género e sobre elas intervir nos mais diferentes sectores e atividades sociais e políticas.

Este ano, os cursos e as aulas terão lugar no ISCSP da ULisboa. As candidaturas são realizadas junto do ISCSP-ULisboa.

Consulte a página do doutoramento

Plano de estudos

Leia a notícia no Público