Exposição celebra expressão artística na educação

Mostra “Música e Arte” tem como objetivo apresentar, através destes dois elementos primordiais, um espelho da cooperação europeia na área da educação artística.

A música e a arte são duas das primeiras e mais importantes manifestações transmitidas de geração em geração, contribuindo para o desenvolvimento das civilizações da pré-história até hoje, numa atualização constante do reflexo do nosso presente. Este é um dos princípios da exposição “Música e Arte: Ensinando juntos”, patente, a partir de 7 de novembro no átrio da Torre B, e que pretende mostrar as preocupações expressivas de artistas ligados ao ensino de diversas temáticas. O objetivo é refletir, numa abordagem didática, sobre imagens, iconografias musicais, desenhos, técnicas digitais, peças atividades fotográficas, audiovisuais, movimentos rítmicos, pinturas a óleo, composições musicais e tonalidades que tratam de temas muito diversos.

Em paralelo pretende-se também apresentar uma imagem da cooperação europeia na área da educação artística, com o objetivo de defender a importância da expressão artística na educação e da interação da arte com outros campos, recorrendo sempre a uma abordagem interdisciplinar.

Segundo Salwa Castelo Branco, docente do Departamento de Ciências Musicais, coordenadora Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) e uma das responsáveis pela presença da exposição na NOVA FCSH, sublinha a importância de “estabelecer relações entre a música, as artes plásticas e outras formas de cultura numa abordagem interdisciplinar”. Destaca igualmente “a forma como a componente didática é abordada pelos participantes da exposição, pois todos trabalham na área da educação e formação como professores, assistentes sociais, psicólogos e antropólogos”.

Além do INET-md, participam na organização da exposição também o MUSAEXI Grup da Universidade da Extremadura (Espanha) e a Publishing House of the Research and Innovation in Education Institute (Polónia).

Veja o catálogo da exposição

2018-11-05 16:35