Acções do Documento

FAILURE financiado pela União Europeia

Dirigido em Portugal pelo CHAM e IHC, O projeto “FAILURE: Reversing the Genealogies of Unsuccess, 16th-19th centuries”, será implementado nos próximos quatro anos.

Pensar, critica e sistematicamente, o conceito de fracasso aplicado aos níveis pessoal e grupal das organizações políticas e estatais é o objetivo de David Martín Marcos e Pedro Cardim, investigadores da NOVA FCSH. O trabalho, realizado no âmbito do projeto “FAILURE: Reversing the Genealogies of Unsuccess, 16th-19th centuries”, será liderado pelo Madrid Instute for Advanced Studies, da Universidade Autónoma de Madrid em parceria com a Casa de Velázquez, em Portugal será desenvolvido por historiadores e antropólogos do CHAM e do IHC.

Com quatro anos de duração, a investigação assenta na ideia de que um pensamento mais crítico sobre as narrativas de fracasso pode contribuir para reversão do discurso de dominação baseado na etiqueta do falhanço e na sua interiorização pelos grupos afetados. Para isto será analisado um espaço e tempo concretos (Europa e América, nos séculos XVI-XIX), sendo também desenvolvidos um vasto leque de estratégias de comunicação, nomeadamente a interação com museus, meios de comunicação, ONGs e outros interlocutores sociais.

O projeto terá um financiamento total de 1.301.800 euros obtidos no âmbito do programa H2020-Marie-Sklodowska-Curie Actions-RISE, dos quais, 248.400 serão geridos pela equipa da NOVA FCSH.

2018-07-13 15:47
Topo da Página
classificado em: ,