Acções do Documento

FCSH +Lisboa – Conhecer e Contar a Cidade

Há uma nova forma de conhecer Lisboa: +inovadora, +visual e +interativa, a partir do que se investiga na Faculdade.

O lançamento da plataforma FCSH +Lisboa - Conhecer e Contar a Cidade teve lugar na segunda-feira, dia 28 de novembro, disponibilizando no website do projeto mais de 150 ‘entradas’ sobre a cidade, três roteiros e cerca de 120 locais/pontos de interesse referenciados no mapa do site. Contará ainda com perto de 50 entradas na aplicação Foursquare.

Desde o dia do lançamento, tirando partido dos smartphones ou tablets, que passou a ser possível ler in loco a entrada sobre o mural da FCSH/NOVA alusivo ao 25 de abril de 1974, onde se realizou uma fotografia de grupo.

É uma semana FCSH +Lisboa, visível em vários espaços da Faculdade, mas não só. No feriado de 1 de dezembro, em grupo, será percorrido um dos roteiros já produzido por este projeto, Descendo as Avenidas Novas. Terá início às 14h30 junto à Maternidade Alfredo da Costa e terminará pelas 16h junto ao mural da FCSH/NOVA, a que se seguirá um momento de convívio no edifício ID. A participação é gratuita e implica a utilização de um smartphone ou tablet com ligação à Internet. Este roteiro foi cancelado devido às condições metereológicas adversas previstas para o dia 1 de dezembro.

A transferência de conhecimento é um dos pilares deste projeto. A produção científica empreendida pelos docentes, investigadores e estudantes sobre a cidade de Lisboa, resultante de trabalhos académicos, cursos e projetos de investigação da FCSH/NOVA, originou um espólio sobre a cidade que não pode nem deve estar confinado à comunidade académica.

Esse conhecimento reúne contributos sobre património da cidade - material e imaterial - bem como sobre tempos, territórios e relações sociais. Uma pluralidade que faz a diferença em relação a outros roteiros sobre Lisboa.

Leia a reportagem no Público

2016-11-22 15:40
Topo da Página