Acções do Documento

História da cultura portuguesa reúne dezenas de investigadores

Durante três dias, a história da cultura em Portugal será divulgada e debatida numa iniciativa do IHC. De 7 a 9 de fevereiro na Biblioteca Nacional.

A história da cultura em Portugal no século XX, nas suas múltiplas facetas, vai ser debatida entre os dias 7 e 9 de fevereiro, na Biblioteca Nacional de Portugal, num congresso com organização do Instituto de História Contemporânea (IHC), centro de investigação da NOVA FCSH.

O objectivo do encontro, que vai reunir mais de 60 oradores e que tem entrada livre ao público, é divulgar e discutir um vasto conjunto de investigações que, sobretudo na última década, têm revelado novos conhecimentos sobre as circulações e consumos culturais em Portugal no século passado.

“Mais do que um colóquio sobre cultura portuguesa, a nossa abordagem procurará avaliar o peso da cultura nas transformações sociais, nos contextos políticos e nos próprios processos de desenvolvimento económico que transformaram o país ao longo dos últimos cem anos”, afirma Luís Trindade, historiador do IHC e um dos organizadores.

O historiador defende que, “desta forma, o colóquio contribuirá não só para uma avaliação substancialmente diferente do que foi o peso da cultura na sociedade, mas também para ajudar a aprofundar a imagem que temos do que foi o século XX português como um todo”.

Programa e informações adicionais no website do congresso

 

2019-02-06 11:35
Topo da Página