Acções do Documento

Historiador dedica livro à história do vermelho

Michel Pastoreau, especialista na simbólica das cores e heráldica, está em Lisboa a convite do Instituto de Estudos Medievais para apresentar a sua última publicação.

“É a cor arquetípica, a primeira a ser dominada e reproduzida pela humanidade em pinturas parietais e adornos corporais”, explica Michel Pastoreau, historiador francês, na publicação “Vermelho – História de uma cor”, a sua última obra. Especialista em cores e na sua simbologia, o autor vai estar, no dia 24 de outubro às 18h no Auditório Caixa Geral de Depósitos do Colégio Almada Negreiros, para explicar porque é que “nenhuma cor se compara ao vermelho”.

A palestra, organizada pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM) e da editora Orfeu Negro, tem entrada livre e será proferida em francês.

Michel Pastoreau é Director de estudos na École Pratique des Hautes Études, onde leciona a cátedra de História da Simbólica Ocidental. Recebeu, em 2010, o Prémio Médicis para ensaio com “Les Couleurs de nos souvenirs”. É autor de diversas obras dedicadas à história das cores, dos animais e dos símbolos, designadamente “Preto”,
“Azul” e “Verde”, publicadas em Portugal pelas edições Orfeu Negro.

2019-10-08 11:25
Topo da Página
classificado em: