Acções do Documento

Humanos discutem humanos na NOVA FCSH

A 23ª Conferência Internacional da Society for Human Ecology, a decorrer de 7 a 10 de julho na NOVA FCSH, terá como foco os problemas e os desafios da ecologia humana.

Navigating Complexity: Human –Environmental Solutions for a Challenging Future é o tema da 23ª Conferência Internacional da Society for Human Ecology (SHE), uma rede internacional que vai trazer a Portugal investigadores de todo o mundo centrados em soluções ambientais sustentáveis. A conferência vai decorrer entre os dias 7 a 10 de julho de 2018 na NOVA FCSH, com a Sociedade Geográfica de Lisboa a receber a sessão de abertura.

O encontro pretende ser tão interdisciplinar quanto possível, unindo as ciências naturais, as ciências sociais e as perspetivas políticas com a literatura, as humanidades e artes criativas para encontrar soluções sustentáveis para problemas sociais complexos. Tal em conferências anteriores, pretende-se também reunir um grupo diversificado de educadores, investigadores e profissionais que adotam abordagens interdisciplinares e ecológicas.

A SHE é uma sociedade profissional internacional e interdisciplinar que proporciona um fórum através do qual cientistas, académicos, educadores e profissionais podem trocar ideias e informações. O objetivo é identificar problemas resultantes da ação humana nos ambientes sociais, naturais e construídos ou encontrar soluções através de abordagens holísticas e interdisciplinares. Iva Pires, docente do Departamento Sociologia, será a próxima Presidente desta rede internacional.

A conferência conta com um leque internacional e diversificado de oradores. Destacam-se Prue Taylor, especialista em direito ambiental, docente da Escola de Arquitetura e Planeamento da Universidade de Auckland, Nova Zelândia, Diretora Adjunta do Centro da Nova Zelândia para o Direito Ambiental e membro da Comissão da IUCN de Direito Ambiental; M. Jahi Chappell, da Universidade de Coventry, Reino Unido, consultor da Vía Campesina, da FAO e do World Future Council,  que tem investigado o tema da segurança alimentar; Wendy Gun, investigadora sénior do KU Leuven Research Council, que tira partido da sua formação em arquitetura, antropologia e design e da experiência de investigação colaborativa para criar equipas interdisciplinares envolvendo os setores público e privado; e ainda Bernardo Salce, fotógrafo ambiental brasileiro, Mestre em Ecologia Humana pela NOVA FCSH, que percorre o mundo celebrando a diversidade cultural e procurando contribuir com as suas fotografias e narrativas para aumentar a consciência socio-ambiental.

O evento tem o apoio revistas científicas como a Nature Sustainability, a Human Ecology Review, a Sustainability e a SABEH, a Revista da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana, que irão publicar papers apresentados na conferência

Veja o vídeo produzido pelos alunos do Mestrado e do Doutoramento em Ecologia Humana da NOVA FCSH

2018-06-14 16:05
Topo da Página
classificado em: