Acções do Documento

I Encontro NOVA-Complutense sobre a Ibéria Medieval

A análise da produção sociocultural ligada ao universo funerário medieval no espaço ibérico é tema de congresso de historiadores ibéricos. Inscrições abertas.

“Desenhar a Eternidade” é o tema que inaugura os Encontros NOVA-Complutense sobre a Ibéria Medieval, no âmbito de um protocolo de colaboração entre a Universidade Complutense de Madrid e a Universidade NOVA de Lisboa. Realizado de 1 a 4 de março no Instituto Cervantes e no Mosteiro da Batalha, o evento pretende contribuir para uma reflexão conjunta acerca das atuais perspetivas sobre o medievalismo, abrindo novos caminhos de investigação que permitam recuperar a rede de sinergias que terá ligado, durante séculos, os diferentes reinos ibéricos. Outro objetivo é interligar medievalistas, promovendo a colaboração científica e estratégica entre unidades de investigação e departamentos de ambas instituições.

“Desenhar a Eternidade”, o primeiro encontro do género, centra-se na análise da produção sociocultural ligada ao universo funerário medieval no espaço ibérico. Conta com reputados especialistas para realizar uma abordagem ao tema a partir das perspectivas da história da arte, história política, história da ciência, epigrafia, musicologia, arqueologia ou literatura.

A reunião conta com várias sessões de intercâmbio científico, alternando as comunicações principais com sessões de comunicações. No sábado, 3 de março, realiza-se também uma visita ao Museu do Convento do Carmo, analisando in situ alguns dos monumentos funerários que ali se conservam sob um ponto de vista formal, estilístico, conceptual e político. Segue-se, ainda no mesmo local, um concerto de música medieval e renascentista pelo agrupamento Ensemble Tagus.

No domingo, 4 de março, realiza-se uma visita ao mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha) com o propósito de analisar o significado dos panteões régios portugueses, comparando-os com casos contemporâneos de outros reinos ibéricos.

Os Encontros NOVA-Complutense sobre a Ibéria Medieval surgem no âmbito da assinatura de um protocolo de colaboração entre a Universidade Complutense de Madrid e a Universidade NOVA de Lisboa, duas das instituições que, nas últimas décadas, mais têm contribuído para a produção de conhecimento acerca da Idade Média na Península Ibérica.

A presença no evento requer inscrição prévia.

Informações adicionais

Programa

Cartaz

Triptico

Website do evento

2018-01-31 10:45
Topo da Página