IHC participa em projeto internacional

Ana Cristina Martins, investigadora do Instituto de História Contemporânea, junta-se a uma equipa internacional para desenvolver um projeto na área da história da arqueologia.

O projeto internacional “INTER-ARQ - Arqueología e interdisciplinariedad: una investigación arqueológico-histórica sobre las relaciones interdisciplinares en la historia de la Arqueología española (siglos XIX y XX)”, financiado pelo Ministério da Economia e Competitividade espanhol, contará com a participação de Ana Cristina Martins, investigadora do Instituto de História Contemporânea (IHC).

O projeto, que integra perto de duas dezenas de investigadores de cinco países, tem como objetivo “analisar as relações de carácter interdisciplinar entre a Arqueologia e outros ramos do conhecimento ao longo dos dois últimos séculos e o impacto social resultante dessa interligação”, lê-se na página oficial.

Ana Cristina Martins afirma que pretende compreender “o impacto das relações mantidas entre a arqueologia praticada em Portugal e em Espanha (com especial enfoque nos anos 50-70 do século XX) no desenvolvimento desta ciência no país, nomeadamente através da promoção de projetos interdisciplinares, em especial com ciências exatas e naturais”. Para tal, irá estudar fontes primárias e secundárias existentes em diferentes instituições portuguesas e espanholas, públicas e privadas.

O INTER-ARQ terá a duração de três anos e prevê, para além das atividades de investigação, a organização de uma exposição e de um congresso internacional em 2019.

Ana Cristina Martins

2017-03-10 12:03