II Workshop Internacional URBISMADINA

21 de abril – Instituto de Estudos Medievais aborda o papel das fontes no estudo da cidade medieval na Península Ibérica (séculos XII-XIV).

A apresentação de novas perpetivas sobre a cidade na Idade Média peninsular é um dos objetivos do II Workshop Internacional URBISMADĪNA, promovido pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM). Será também considerado o contributo das fontes para o estudo da cidade medieval peninsular, os casos cristãos e andaluzes - Urbis no mundo Cristão, Madīna no mundo árabe.

O encontro contará com a participação de investigadores internacionais, nomeadamente Ahmed Tahiri (Professor Catedrático na Universidade de Tetuán e Presidente da Fundación al-Idrisi), Jean Pierre Molénat (Diretor de Investigação Emérito do Conselho Superior de Pesquisas Científicas de Paris - CNRS), Rafael López Guzmán (Catedrático de História da Arte e Diretor do Departamento de História da Arte da Universidade de Granada) e Susana Calvo Capilla (Professora da Universidade Complutense de Madrid).

As perspetivas de investigação irão abranger as áreas de Arquitetura, História da Arte, Arqueologia, História, Literatura. A abordagem é interdisciplinar, usando várias metodologias para o estudo e análise do urbanismo medieval.

No final seguir-se-á a apresentação dos livros La senda de los Almohades: arquitectura y patrimonio, de Dolores Villalba Sola, e Los Almorávides: arquitectura de un imperio, de María Marcos Cobaleda, pelo Professor Doutor Rafael López Guzmán e pelas autoras.

- Alunos/Alumni: 5€
- Investigadores/Docentes FCSH/NOVA: 10€