Investigação: NOVA é a instituição portuguesa com mais impacto a nível mundial

Dados do CWTS Leiden Ranking divulgados esta semana confirmam liderança nacional da NOVA.

No triénio 2013-2016, a Universidade NOVA de Lisboa foi a instituição portuguesa com maior impacto no que diz respeito aos artigos científicos publicados a nível mundial, com 11,8% de toda a produção científica no TOP 10% de publicações mais citadas, demonstram os dados do CWTS Leiden Ranking.

Este ranking, que é compilado pelo CWTS - Centre for Science and Technology Studies da Universidade de Leiden, demonstra ainda que a NOVA tem 12% de toda a produção na área das Ciências Sociais e Humanidades no top 10% de publicações mais citadas neste campo. A segunda instituição portuguesa mais citada nesta área fica a 3,5 pontos percentuais de distância da líder.

A NOVA lidera também a nível nacional em termos do impacto normalizado da sua produção (MNCS), 17% acima da média mundial em termos de citações normalizadas por área. A estes números junta-se ainda o primeiro lugar a nível nacional em termos colaborativos: A NOVA é a universidade que mais contou com a colaboração de parceiros internacionais nos artigos publicados.

2018-05-21 12:55