J. Manuel Nazareth

1.º Director da FCSH/NOVA. Um dos mais importantes demógrafos portugueses, fundador desta Faculdade e relevante nome do quadro docente da Universidade Nova de Lisboa.

Joaquim Manuel Pantoja Nazareth nasceu em Évora, no ano de 1942. Sendo referido como um dos nomes nacionais mais importantes da demografia, foi um dos primeiros professores catedráticos da Universidade Nova de Lisboa.

Licenciado em Sociologia pelo ISESE – Instituto Superior Económico e Social de Évora com 16 valores, no ano de 1971. Inicia a sua carreira profissional nesse ano, como Técnico da Comissão de Planeamento Regional do Sul, cargo que ocupou até Setembro de 1973. Nessa data torna-se bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e inicia o mestrado em Demografia na Universidade de Lovaina, que conclui em 1974.

Em 1976 integrou, como colaborador externo, o Gabinete de Investigação e Acção Social, a pedido de Adérito Sedas Nunes. É na revista deste Gabinete, intitulada Análise Social, e na Revista Economia e Sociologia (ISESE – Évora) que publica grande parte dos seus artigos de natureza metodológica e científica.

Inicia carreira docente como professor convidado na Universidade Nova de Lisboa em 1976, ao mesmo tempo que é assistente na Universidade de Évora.

Organiza o departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA) com Mesquitela Lima e Adriano Duarte Rodrigues, no ano lectivo de 1977/1978. Em 1980 alcança a categoria de Professor Catedrático.

Em Novembro de 1982, em conjunto com Adérito Sedas Nunes e Mário Murteira, integra a equipa encarregada da transformação do Gabinete de Investigação e Acção Social, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, desempenhando as funções de investigador-coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Desempenha estas funções até Dezembro de 1986.

Leccionou, na FCSH/NOVA, Demografia, Prospectiva e Ecologia Humana, tendo dirigido o Mestrado e o Certificado Internacional em Ecologia Humana da Universidade NOVA de Lisboa. Foi membro do Conselho Directivo do Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação (ISEGI/NOVA).

Exerceu o cargo de Director da FCSH/NOVA por duas vezes, de Maio de 1982 a Dezembro de 1986 e de Maio de 1993 a Maio de 1996.

No fim do seu segundo mandato enquanto Director mereceu, de Luís Sousa Lobo, à época Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, uma nota de louvor em que lhe foram agradecidas a “dedicação, espírito universitário e sentido dos interesses e objectivos da instituição que demonstrou no exercício das funções de director” numa altura de especial preponderância e transição para o novo edifício – a actual Torre B.

Ao longo da sua carreira académica, que terminou em 2002, acompanhou e orientou dezenas de estudantes de várias gerações e níveis de ensino: licenciatura, mestrado e doutoramento. Está ligado a vários projectos nacionais e internacionais na área da Demografia, Prospectiva e Ecologia Humana. Presentemente, é investigador do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade da Universidade do Porto – CEPESE.

FCSH – 35.º Aniversário

2013-05-10 13:50