NONIO. Novo software vai melhorar a gestão académica da NOVA FCSH

O novo software de gestão académica da NOVA FCSH vai substituir o Sophia já em 2019/20. Apresentamos as principais vantagens da mudança.

A partir do próximo ano letivo, o atual software de gestão académica da NOVA FCSH vai ser substituído pelo NONIO. Após um longo trabalho de levantamento de todos os problemas e procura das melhores soluções, esta mudança constitui uma melhoria muito significativa na relação entre alunos, funcionários e docentes, com benefícios para todos.

O NONIO encontra-se neste momento em fase de testes e irá substituir o atual sistema Sophia já nas inscrições para 2019/20. A entrada em produção das funcionalidades abaixo descritas acontecerá ao longo do ano letivo ou no início de 2020/21 e será acompanhada de informação prévia à comunidade. Num futuro muito próximo, vai permitir agilizar todos os processos administrativos da área académica da Faculdade, indo ao encontro das necessidades identificadas pela comunidade da NOVA FCSH.

Algumas das principais mudanças:

Várias funcionalidades num só sítio

Junta funcionalidades que antes estavam dispersas em várias plataformas. Os docentes vão poder consultar o seu horário, reservar salas, registar os sumários das aulas, receber trabalhos dos estudantes e enviar notificações às suas turmas através do novo sistema. Não está prevista a extinção do Moodle, mas ficará concentrada no NONIO quase toda a atividade pedagógica online.

Acesso e uso fáceis em qualquer lugar

É 100% web based. Significa que não é preciso instalar nenhum programa para aceder ao sistema. O acesso é feito através do browser (Google Chrome ou Safari, por exemplo) em qualquer computador ou telemóvel. Todas as funcionalidades estão agora adaptadas para dispositivos móveis.

Melhor relação docente-aluno

O novo serviço permite ao docente ter acesso, entre muitas outras estatísticas, à taxa de aprovação e média das notas de cada uma das disciplinas que leciona. Fornece também a lista dos estudantes inscritos em cada disciplina e os respetivos perfis. Os Indicadores de Qualidade Pedagógica oferecem informação essencial para medir e melhorar o sucesso académico da turma.

Melhor relação candidato-instituição

Quando estiver aberto um prazo de candidaturas a cursos da Faculdade, os docentes responsáveis pela avaliação dos candidatos podem agora acompanhar, em tempo real, a lista de candidatos (e documentos submetidos) e fazer a avaliação e seriação, sem necessidade de intermediação e trocas de e-mails paralelas. Também os candidatos ficarão a ganhar: conseguem acompanhar o estado do processo e recebem uma notificação quando sair o resultado das colocações, sem precisar de procurar pelos Editais.

Uma Divisão Académica online

Todos os formulários, minutas e documentos académicos vão passar a estar disponíveis no NONIO. É lá que os estudantes vão poder submeter os seus pedidos. Vão também ver a média atual, o número de créditos realizados, disciplinas concluídas e o que falta fazer. As referências de pagamento serão geradas automaticamente e muitos documentos poderão ser obtidos de forma instantânea, sem ser necessária a deslocação à Secretaria. É, simultaneamente, um software mais completo e mais descomplicado.

Ações de formação

A navegação é fácil: todas as funcionalidades estão organizadas numa barra lateral, à esquerda. Ainda assim, para que todos consigam tirar o máximo proveito de todas as vantagens do NONIO, a Faculdade vai organizar uma sessão de formação proporcionada pela empresa que desenvolveu o software, a ser anunciada oportunamente.

2019-07-11 15:20