NOVA desenvolve ferramentas digitais para as artes

A Universidade NOVA de Lisboa é parceira de um dos projetos vencedores do programa Connecting Europe Facility, financiado pela Comissão Europeia.

A NOVA FCSH é uma das Faculdades responsáveis pelo projeto CultureMoves, uma iniciativa que pretende desenvolver ferramentas digitais que permitam novas formas de envolvimento turístico e de recursos educacionais através da reutilização de conteúdos do programa Europeana, dedicado ao património cultural. A sua principal funcionalidade será a reunião, num único portal, dos conteúdos existentes e de outros criados pelo próprio projeto, onde o utilizador se poderá registar e utilizar ferramentas para adicionar informação, criar novos materiais a partir dos já existentes ou partilhar online as estórias produzidas.

A NOVA será responsável pelo desenvolvimento da Creation Tool, uma aplicação de anotação em vídeo desenvolvida para bailarinos e coreógrafos, que aqui será expandida de modo a acomodar usos mais diversificados, nomeadamente nas áreas da educação e do turismo. A equipa responsável por essa tarefa é liderada pela por Carla Fernandes, da NOVA FCSH, e por Nuno Correia, docente da FCT NOVA.

CultureMoves é um consórcio da Fondazione Sistema Toscana, da Coventry University, da Universidade NOVA de Lisboa e da empresa alemã IN2 Digital Innovations GmbH, coordenadora do projeto. Este terá a duração de 2 anos, com início previsto em setembro de 2018.

O financiamento europeu foi atribuído ao abrigo do programa Connecting Europe Facility (CEF), da Comissão Europeia, que tem como objetivo apoiar iniciativas que contribuam para a conectividade entre infraestruturas digitais europeias.

A Europeana é uma plataforma digital da Comissão Europeia para o património cultural, com especial enfoque para os conteúdos relacionados com dança e artes performativas.

2018-06-27 16:31