Parabéns Erasmus!

20 de outubro - Alice Cunha e Yvette Santos, investigadoras do IHC, realizam um balanço dos 30 anos do programa Erasmus.

Embora o ERASMUS não seja o único programa de intercâmbio estudantil, desde o seu início que este Programa é um importante instrumento de europeização e de internacionalização dos estudantes e das universidades portuguesas e europeias. No ano em que se celebram os 30 anos de existência do Programa ERASMUS, as investigadoras Alice Cunha e Yvette Santos do Instituto de História Contemporânea (IHC), em parceria com a Representação da Comissão Europeia em Portugal, realizaram o relatório intitulado ERASMUSʼ30. A História do Programa e a Participação dos Estudantes Portugueses.

Neste estudo identificam-se as principais etapas que levaram à instauração do Programa e o acompanhamento português nesse processo; evidenciam-se os contornos e as dificuldades na aplicação do ERASMUS em Portugal, em particular nas universidades, assim como as soluções que foram sendo adotadas ao longo do tempo; e, sobretudo, demonstra-se a tendência participativa dos estudantes portugueses do primeiro ciclo universitário, desde 1987 a 2014, ano em que iniciou o ERASMUS+.

O estudo será apresentado no dia 20 de outubro, em Lisboa (ver imagem em baixo).

A inscrição é obrigatória.

2017-10-03 10:54