Acções do Documento

Plano D: NOVA FCSH arranca com plano para "desburocratizar" a Faculdade

Programa vai envolver toda a comunidade académica na procura de soluções para a modernização administrativa da NOVA FCSH.

A NOVA FCSH lançou o Plano D - Programa de Desburocratização, uma iniciativa de simplificação e modernização administrativa que quer «contribuir para a desburocratização em termos estruturais, organizacionais e de funcionamento das diversas áreas de atuação» da Faculdade.

O programa pretende funcionar de forma colaborativa, envolvendo nas suas várias fases a participação de toda a comunidade académica, através:

  1. da auscultação a toda a comunidade, possibilitando a identificação de problemas e a submissão de propostas de melhoria, num formulário online disponível até 13 de outubro;
  2. de um trabalho colaborativo junto dos serviços da NOVA FCSH, já em curso;
  3. da promoção de ações de capacitação e formação;
  4. da definição e prototipagem de metodologias, ferramentas e soluções de inovação pública a utilizar no contexto do ensino superior e de ciência;
  5. de ações de auscultação e colaboração de perfis específicos;

 

Este plano surge do reconhecimento, por parte da Direção da NOVA FCSH, das dificuldades e desafios que se têm colocado no dia a dia das atividades administrativas, de gestão, de ensino e de investigação. Enquanto que as ações de capacitação permitirão identificar boas práticas implementadas noutros contextos e organizações, a auscultação da comunidade académica servirá para sinalizar problemas específicos da Faculdade e, em conjunto, desenhar e testar soluções de inovação.

 

Fases do Plano D:

 

 

Os contributos recebidos serão analisados no sentido da elaboração de um diagnóstico e um plano de ação, cujos resultados e execução serão publicamente disponibilizados através do portal www.desburocratiza.fcsh.unl.pt.

No portal está disponível a informação sobre a Comissão de Acompanhamento, Comissão Executiva e Grupo de Apoio, bem como os valores do projeto (Transparência; Sustentabilidade; Colaboração; Simplificação e Racionalização). É também possível, por exemplo, ficar a conhecer os marcos mais importantes da modernização e simplificação administrativa na NOVA FCSH, como a entrada em funcionamento do Sophia (em 1991), a informatização do catálogo bibliográfico da biblioteca (1997) ou a criação da Intranet (2010).

Todas as questões podem ser colocadas por e-mail para desburocratiza@fcsh.unl.pt.

2019-10-03 12:20
Topo da Página