Porque é que a NOVA FCSH tem um novo logo?

Ao começar um novo ano, a imagem da NOVA FCSH mudou. E houve bons motivos para isso. Descubra quais.

Aos primeiros segundos de 2019, a NOVA FCSH lançou uma nova identidade gráfica e iniciou um processo de renovação visual que se fará sentir, presencial e digitalmente, ao longo de todo o ano.

A nova imagem tem como objetivo ser simples, moderna e de fácil leitura. Este logótipo deve ser virado para o futuro e, por isso, de fácil aplicação e leitura em materiais impressos, redes sociais ou elementos multimédia.

Mas porquê mudar?

Quando vestimos a camisola de uma instituição e sentimos que lhe pertencemos, é instintivo que fiquemos ligados aos símbolos que a representam. Por isso mesmo, é natural que neste momento de viragem haja quem sinta a falta dos elementos que compunham a imagem anterior, e até quem estranhe a ausência destes símbolos e a sua substituição por outros.

No entanto, esta mudança tem várias razões de ser. Acontece porque sentimos que o logótipo anterior, e os vários elementos de imagem que lhe estavam associados, já não cumpriam a missão de veicular o espírito da Faculdade e de a apresentar a quem não a conhece.

O logótipo que esteve em utilização entre 2011 e o final de 2018 era particularmente centrado na FCSH e dava pouca visibilidade à nossa pertença à Universidade NOVA de Lisboa. Esse é um dos primeiros motivos pelos quais ele se encontrava desenquadrado da nossa atual maneira de estar.

A NOVA FCSH é a Faculdade que leva a NOVA a liderar, a nível nacional, os rankings nas áreas das Artes, Ciências Sociais e Humanidades e é também a escola portuguesa que conduz a NOVA à liderança no Concurso Nacional de Acesso dentro destes campos do saber. Os estudantes da NOVA FCSH representam 30% do corpo de estudantes de toda a NOVA. Somos uma parte importante da NOVA, representamos uma forma de estar pioneira e um olhar diferenciado para o mundo. Queremos que a nossa imagem o transpareça.

A nova imagem, menos complexa e disponibilizada sempre ao lado do manual de normas gráficas, trará aos vários serviços, unidades de investigação ou até núcleos de estudantes da Faculdade maior facilidade na sua utilização. Esta mudança vai refletir-se, rapidamente, numa comunicação mais homogénea de toda a grande comunidade da NOVA FCSH.

Ao mesmo tempo que foram introduzidos novos elementos e foi simplificada a vida do nosso logótipo, mantiveram-se as mesmas cores de sempre: o azul e o verde, juntando-lhe um rasgo de atualidade e mais vontade de ser irreverente, criativo e vanguardista.

Arrumamos definitivamente na nossa memória as designações FCSH-UNL e FCSH/NOVA. O futuro é NOVA FCSH.

2019-02-13 15:40