Portugal e Vietname, 500 anos de amizade

12 de fevereiro - José Manuel Malhão Pereira, antigo comandante do Navio-Escola Sagres, profere conferência para assinalar as centenárias relações de amizade entre Portugal e o Vietname.

Assinalando os 500 anos de amizade entre Portugal e o Vietname, José Manuel Malhão Pereira, antigo comandante do Navio-Escola Sagres, é o orador da conferência «As técnicas de navegação portuguesas até à descoberta do Pacífico Noroeste». O evento, o primeiro de um ciclo de conferências mais vasto, está inserido nas comemorações dos 500 anos de amizade entre Portugal e o Vietname.

Organizado pelo Centro de História de Aquém e Além Mar (CHAM), entre outros, as comemorações pretendem sublinhar uma história de 500 anos de contactos comerciais e culturais entre os dois países. De acordo com a unidade de investigação da FCSH/NOVA, “tendo cabido aos marinheiros, aos diplomatas, aos padres portugueses da Companhia de Jesus e a muitos outros dos nossos antepassados um papel fundamental no sucesso deste relacionamento, cumpre-nos honrar a sua memória e divulgar a sua importante ação em terras vietnamitas”, lê-se no texto de divulgação.

Tomé Pires escreveu o primeiro texto sobre aquela zona do mundo na sua Suma Oriental (já concluída em 1515); Fernão Peres de Andrade foi obrigado pela monção a fazer ali escala em 1516, tendo contactado com as populações. Cem anos mais tarde chegaria Francisco de Pina S.J. que iniciaria um processo de transcrição fonética da língua vietnamita. Estes factos permitiram a escolha das datas para a comemoração.

A iniciativa conta com o alto patrocínio da Embaixada do Vietname e do Presidente da República.

A conferência de José Manuel Malhão Pereira terá lugar no dia 12 de fevereiro, às 10h30, no Auditório 1 da FCSH/NOVA.

Ciclo e conferências e informações adicionais

2015-01-29 16:25