Prémio de Investigação Colaborativa distingue projeto da NOVA FCSH

Catherine Moury, Dima Mohammed e João Leite procuram demonstrar como os decisores políticos legitimam as suas políticas públicas junto da opinião pública.

O grande vencedor do Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta/Universidade NOVA de Lisboa é o projeto A Política dos constrangimentos: Estratégias discursivas num jogo a três níveis. Tendo como investigadora principal e proponente, Catherine Moury, docente do Departamento de Estudos Políticos e investigadora do IPRI da NOVA FCSH, bem como os investigadores principais Dima Mohammed do IFILNOVA e João Leite da NOVA LINCS/FCT.

O trabalho pretende reunir cientistas políticos e investigadores da argumentação da NOVA FCSH com cientistas na área da computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/NOVA), com o objetivo de determinar como os decisores políticos – em Portugal, França e Espanha – legitimam as suas escolhas em termos de políticas públicas junto da opinião pública.

Adicionalmente, o estudo procura perceber se, e como, os políticos conciliam discursos como “não há alternativa”, que dão a ideia de que os mesmos estão desprovidos de poder e não conseguem fazer a diferença, com a legitimação política da sua função. No projeto, é estudado ainda como é que os atores não-governamentais, como os sindicatos, interagem discursivamente com os governos nestas circunstâncias. Finalmente, analisa-se como os “cidadãos comuns” percecionam e discutem argumentos apresentados por atores políticos.

O Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta/Universidade NOVA de Lisboa, no valor de 25.000 euros, visa distinguir projetos de investigação a desenvolver por investigadores juniores da NOVA e que envolvam, pelo menos, duas das unidades orgânicas da Universidade. O prémio, de periodicidade anual, contempla sucessivamente projetos de investigação no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Vida e Ciências Exatas e Engenharias, tendo sido atribuído em 2016/2017 a Vincent Debut, investigador do INET-md-FCSH.

Abstract do projeto

Leia a entrevista de Catherine Moury ao Público