Acções do Documento

Projecto EU Kids Online III

O novo relatório do projecto EU Kids Online, liderado em Portugal por Cristina Ponte, docente da FCSH, compara as respostas das crianças com as estratégias das indústrias.

Uma em cada cinco crianças e jovens já teve contacto com conteúdos potencialmente perigosos, como sítios que promovem a anorexia ou que ensinam técnicas de suicídio, revela o novo relatório do projecto EU Kids Online “Towards a better Internet for children”.

Cristina Ponte, docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), coordenadora do EU Kids Online Portugal, salienta que uma das conclusões do inquérito é a de que, na Europa, os pais portugueses são os mais preocupados com dois dos riscos online mais referidos pelos pais europeus: contactos com estranhos e conteúdos problemáticos.

Este estudo visou a análise das estratégias das indústrias para proteger os jovens utilizadores da Internet do risco online, a fim de identificar se as indústrias realmente reduzem os riscos e também o dano sentido pelas crianças. Tem como base entrevistas a 25 mil crianças e pais, em 25 países europeus.

Segundo o relatório, as ferramentas online de denúncia não estão a funcionar, pois só 13% das crianças europeias que ficaram perturbadas com algo na Internet as usaram. Em Portugal esse número desce para 11%, reforçando a ideia de que as indústrias necessitam de melhorar os seus recursos.

Para saber mais, consulte o comunicado de imprensa!

Topo da Página