Projeto ERC VINCULUM arranca com conferência sobre a família Medici

Marcello Simonetta inaugura uma série de conferências no âmbito de um projeto de Maria Lurdes Rosa distinguido com um “Consolidator Grant” pelo European Research Council.

Marcello Simonetta, Università la Sapienza (Roma), The Medici Archive Project (Florence), The American University (Paris), é o convidado de Maria de Lurdes Rosa para a primeira conferência no âmbito do projeto ERC VINCULUM.

A palestra, com o tema “The Medici Family Archives (and Counter-Archives)”, terá lugar no próximo dia 28 de outubro no Colégio Almada Negreiros (Sala 306), a partir das 18h. A entrada é livre, mas limitada à lotação de sala.

Na sua comunicação, Marcello Simonetta vai examinar os mais ricos escritos sobre a família Medici e seus oponentes, para além do "Mediceo del Principato", um conjunto de documentos sobretudo do início do século XV até 1537. Este património será abordado com o foco em estudos de caso da história diplomática e económica e até da criptografia e conspiração.

Em seguida vai examinar-se em detalhe a "Carte Strozziane", que Marcello Simonetta considera o elo que faltava na história dos Médici, coleção preserva uma riqueza de documentos provenientes ou adquiridos pela família Strozzi, adversários e aliados dos Medici. Serão analisados alguns exemplos de registros públicos e privados, além de autógrafos literários exclusivos (como as cartas de Maquiavel).

O evento surge no contexto do projecto "Entailing Perpetuity: Family, Power, Identity. The Social Agency of a Corporate Body (Southern Europe, 14th-17th Centuries)", de Maria de Lurdes Rosa, distinguido com uma “Consolidator Grant” do European Research Council (ERC).

2019-10-08 13:25