Acções do Documento

"História Militar de Portugal" distinguida pela Academia Portuguesa de História

Nuno Severiano Teixeira, docente do Departamento de Estudos Políticos, coordenou obra vencedora do Prémio Fundação Calouste Gulbenkian - História da Europa.

A Academia Portuguesa de História atribuiu o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian - História da Europa à publicação "História Militar de Portugal", da autoria de Nuno Severiano Teixeira, coordenador da obra e docente da NOVA FCSH, e os coautores Francisco Contente Domingues e João Gouveia Monteiro.

Segundo os autores, a obra distinguida cobre “quase mil anos de História, desde 1096 aos tempos que vivemos, analisando o recrutamento e a composição dos exércitos, das armadas e, mais recentemente, da força aérea (…). História Militar de Portugal fala-nos destes aspetos ao pormenor, mas também nos apresenta a guerra e as guerras em contexto, nas suas relações com a economia, a sociedade, o poder politico - e a nossa identidade enquanto nação”.

A distinção foi entregue no dia 6 de dezembro na Sociedade Histórica da Independência de Portugal, no Palácio da Independência, em Lisboa.

Segundo o website da instituição, "a Academia Portuguesa de História, instituição científica de utilidade pública, restaurada pelo Decreto-Lei n° 26611, de 19 de Maio de 1936, é a legítima herdeira da mais antiga Academia Nacional – a Academia Real da História Portuguesa – fundada por D. João V, pelo Decreto de 8 de Dezembro de 1720".

2017-12-06 14:45
Topo da Página
classificado em: