Ricardo Pinheiro traz música na primeira masterclass de outubro

A performance de jazz debatida e ilustrada com exemplos práticos de uma atuação em trio.

Ricardo Futre Pinheiro, guitarrista de jazz, compositor e musicólogo, é o protagonista da primeira sessão de outubro de 40 Anos, 40 Masterclasses. Esta quinta-feira, dia 11, debate-se Intermusicalidade e Interação no Jazz pelas 18h no Auditório 1 da Torre B.

Nesta aula aberta, é destacada "a interação enquanto elemento fundamental na construção de uma estética normativa" na performance do jazz. O antigo aluno da NOVA FCSH propõe, na masterclass que vai dar, que discuta "e que forma a interacção entre músicos se materializa no contexto de uma performance de jazz, a partir da análise da relação entre a prática performativa e o conceito de intermusicalidade".A apresentação será ilustrada com uma atuação do trio composto por Ricardo Pinheiro na guitarra, Massimo Cavalli no contrabaixo e Jorge Moniz na bateria.

Ricardo Pinheiro é guitarrista de jazz, compositor e musicólogo. É Doutorado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciou-se em Música pela Berklee College of Music e em Ciências da Psicologia pela Universidade de Lisboa. Atualmente é docente na Escola Superior de Música de Lisboa e investigador no INET - Instituto de Etnomusicologia, Música e Dança, sediado na NOVA FCSH.

A série 40 Anos, 40 Masterclasses, inserida no programa de comemorações do 40.º Aniversário da Faculdade, vai contar até ao fim do ano com a participação de antigos alunos da NOVA FCSH como a editora Bárbara Bulhosa, o jornalista António José Teixeira ou ainda o escritor João Tordo, entre outros. O principal objetivo destas sessões é contar com a experiência e contributo dos antigos alunos no debate e transmissão de conhecimento sobre as suas áreas de especialidade.

2018-10-08 16:10