Tudo o que é preciso saber sobre a renovação de inscrição para 2019/2020

O prazo de renovação de inscrições foi prorrogado até 13 de setembro.

NOTA:

O prazo de renovação de inscrições foi prorrogado até 13 de setembro, tendo em conta alguns problemas específicos no processo de migração de dados e de operacionalização do NONIO (o novo sistema de gestão académica da NOVA FCSH). Assegura-se assim que o tempo necessário para a resolução destas situações não afete os estudantes em causa. Agradecemos a todos os membros da comunidade académica a compreensão e o empenhamento nesta fase de transição.

Decorre de 28 de agosto a 13 de setembro de 2019 o prazo de inscrição para o 1.º semestre dos alunos que já tenham estado inscritos no ano letivo 2018/2019. Aqui estão todos os passos para renovar a inscrição para o ano letivo 2019/2020.

Inforestudante

Onde é feita a inscrição?

A inscrição é feita na Inforestudante, onde os estudantes se devem autenticar usando o seu e-mail institucional e palavra-chave (FCSH ID).

Pagamentos

Até quando tem de ser feito o pagamento?

Os pagamentos referentes à inscrição no ano letivo 2019/2020 estarão disponíveis na plataforma a partir do dia 28 de agosto de 2019, com as referências multibanco devidamente atualizadas. Também na Tesouraria da Faculdade, só será possível realizar pagamentos presencialmente a partir do dia 28.

O pagamento do seguro escolar (2,50 euros), do custo administrativo (35 euros) e da primeira prestação da propina anual deverá ser feito até 24 horas antes do momento em que os alunos quiserem fazer a inscrição. A falta dos pagamentos em tempo útil poderá causar demoras na realização da inscrição.

Os alunos candidatos a bolsa também têm de pagar?

Os alunos que estiverem à espera de resposta relativamente à candidatura à Bolsa dos Serviços de Ação Social pagam apenas o seguro escolar na altura da inscrição, ficando os restantes valores por pagar até à decisão final do resultado da candidatura. Os alunos bolseiros SASNOVA deverão enviar para o e-mail do Núcleo de Licenciaturas (licenciaturas@fcsh.unl.pt) o comprovativo de candidatura a bolsa de estudo para 2019/20, para que sejam alterados os pagamentos necessários à efetivação da inscrição.

Quando decorrem as inscrições para opções livres?

Os alunos escolhem as opções livres na Inforestudante. Essas unidades curriculares ficam sujeitas a aprovação pelo coordenador de curso. Quando uma inscrição é reprovada, o aluno recebe uma notificação com a justificação da reprovação e, eventualmente, indicação sobre outras escolhas que poderá fazer (informação do avaliador). Nesse caso deverá dirigir-se ao Núcleo de Licenciaturas para solicitar inscrição noutra unidade curricular. A inscrição no semestre continua válida. Apenas a inscrição na unidade curricular de opção que o aluno não foi autorizado a frequentar fica reprovada.

As opções livres de estágio e voluntariado curriculares, bem como unidades curriculares das unidades de investigação mantêm o mesmo procedimento de inscrição – na DAA nos primeiros casos, nas UI no último.

Os candidatos a bolsa têm de realizar um número mínimo de créditos ECTS?

Os alunos candidatos à bolsa dos Serviços de Ação Social devem inscrever-se num número mínimo de 30 ECTS em cada semestre, salvo nos casos em que estejam a concluir o curso.

Comprovativo de Inscrição

Depois de efetuarem a inscrição em unidades curriculares online, os estudantes deverão imprimir o resumo de inscrição como comprovativo.

Aqui está o Manual de renovação da inscrição na Inforestudante que foi enviado por e-mail.

2019-08-27 12:55