Acções do Documento

EMS 2013 – Electroacoustic Music Studies Network

17 a 21 de Junho na Culturgest – Conferência Internacional organizada pelo CESEM, unidade de investigação da FCSH/NOVA.

De 17 a 21 de Junho de 2013 realiza-se, na Culturgest, em Lisboa, a Conferência Internacional EMS13 – Electroacoustic Music in the Context of Interactive Approaches and Networks, organizada pelo CESEM, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA) sob a direcção de Isabel Pires (CESEM- FCSH/NOVA) e de Rui Pereira Jorge (CICANT, Un. Lusófona).

As Conferências Internacionais da Electroacoustic Music Studies Network são consideradas o evento científico de maior importância internacional no âmbito dos estudos sobre a música electroacústica. As áreas de estudo abrangidas vão desde a musicologia a abordagens mais interdisciplinares como o impacto da tecnologia na criação musical ou estudo do som em si.

 

O tema da EMS13 será “Electroacoustic music in the context of interactive approaches and networks”, permitindo a discussão de temáticas extremamente actuais das artes musicais que recorrem às tecnologias, como a influência das tecnologias na criação musical actual e nas práticas performativas, as transformações técnicas e estéticas que os sistemas interactivos induzem na música electroacústica recente. Serão igualmente tratadas questões ligadas à análise das músicas electroacústicas, assim como questões de integração e inter-influência entre a electroacústica, a ciência, a tecnologia e a sociedade.

 

O evento contará com a participação de figuras de renome internacional no que à música electroacústica diz respeito, e inclui três concertos onde se pretende dar uma panorâmica da música electroacústica portuguesa nas suas diversas vertentes, dos experimentalismos dos anos 80 a performances interactivas inovadoras e actuais.


Acolhidas a cada ano num país diferente, estas Conferências Internacionais já passaram pelo Canadá, Inglaterra, França, Estados Unidos, Argentina, China e Suécia.

Consulte o site oficial do evento!

2013-06-11 10:10
Topo da Página
classificado em: