Encontro de Tradutores Profissionais com alunos de Tradução

22 de março - Três tradutoras profissionais conversam com alunos de Tradução para partilhar experiências, trocar ideias e tirar dúvidas.

Joana Moraes Cabral, Rita Almeida Simões e Tânia Ganho são três tradutoras que, por iniciativa do Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos (NEIIA), vão estar no  “Encontro de Tradutores Profissionais com Alunos de Tradução”. O evento, aberto a todos os interessados, terá lugar no dia 22 de março no Auditório 3, às 12h.

Joana Moraes Cabral passou a infância em vários países, seguindo sempre o ensino francês. Viveu na adolescência em Lisboa e, depois de estudar na Universidade em Paris, onde fez cursos de Letras Modernas Francesas e de Língua e Civilização Portuguesa, instalou-se na capital lusa. Trabalhou durante alguns anos como assistente editorial nas editoras Sextante e Livros Horizonte, mas sempre gostou de traduzir. Desde de 2012 é tradutora freelance, trabalhado tanto para o mercado português como para o francês, sobretudo com textos literários, do campo das artes e das ciências humanas.

Rita Almeida Simões é licenciada em Estudos Portugueses e pós-graduada em Edição de Texto (pela FCSH/NOVA). É tradutora de inglês e espanhol e, desde 2005, revisora linguística profissional. Começou por colaborar com empresas de tradução técnica nacionais e internacionais e, depois, dedicou-se ao mercado editorial português em editoras como Tinta-da-China, Dom Quixote, Asa, Teorema, Gradiva, Presença, Guerra e Paz, Texto, Lua de Papel e Sextante, entre outras.

Tânia Ganho nasceu em Coimbra em 1973, onde estudou e deu aulas de tradução como assistente convidada da Universidade. Depois de ter feito legendagem de filmes durante vários anos e de ter passado pela redação da SIC como tradutora de informação, decidiu dedicar-se exclusivamente à literatura. É tradutora de autores como H. G. Wells, Anaïs Nin, E. L. Doctorow, Annie Proulx, Norman Rush, Siri Hustvedt, John Banville, Ali Smith, Alan Hollinghurst, Rachel Cusk, David Lodge, Chimamanda Ngozi Adichie, Jeanette Winterson e Rebecca Solnit, entre muitos outros.

2017-03-03 10:03