Escola Doutoral da NOVA

A sessão de abertura terá lugar dia 9 de Janeiro, às 17h30, na Reitoria da NOVA.

Integrada no Plano Estratégico da Universidade para 2012-2016, a Escola Doutoral da NOVA destina-se a todos os estudantes de doutoramento da NOVA, tendo como objectivo oferecer formação complementar aos doutorandos e orientadores, reforçando a sua formação pessoal e profissional através de programas de treino de competências transversais. Assente num modelo anglo-saxónico, é a única no país que promove uma interdisciplinaridade entre os programas doutorais de toda a Universidade.

Para o actual ano lectivo está prevista uma parceria com o Imperial College London que irá consistir na oferta do «Research Skills Development Course» da Graduate School desta Universidade. Este curso foi estruturado para abranger competências transversais chave, necessárias aos investigadores dos primeiros anos do doutoramento, de modo a potenciar capacidades pessoais e de investigação. A importância deste curso tem vindo a ser sublinhada pelos jornais da especialidade, tendo-lhe sido atribuído, em Novembro de 2006, o Times Higher Award for "Outstanding Support for Early Careers Researchers".

A Escola Doutoral da NOVA irá assegurar:

• formação complementar aos doutorandos e aos orientadores, reforçando o seu desenvolvimento pessoal e profissional;
  • organização de actividades científicas e académicas que promovam a interdisciplinaridade, criando um espaço aberto de discussão e criatividade;
  • partilha das melhores práticas quer entre programas doutorais da nossa Universidade, quer através de parcerias com outras Instituições de Ensino Superior;
  • racionalização e partilha de recursos, pela criação de sinergias ao serviço de todos os programas doutorais da NOVA;
  • atracção para os nossos programas doutorais dos melhores estudantes (em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente os estudantes de países de língua oficial portuguesa);
  • criação de mecanismos de colaboração com as empresas e com a sociedade em geral.

A sessão de abertura terá lugar dia 9 de Janeiro, às 17h30, na Reitoria da NOVA, devendo as reservas ser realizadas através do e-mail nova.doctoral.school@unl.pt.

2013-01-08 06:55