Escola Doutoral da NOVA

Estudos Doutorais em Ciências Sociais e Humanas – Programa Pedro Hispano.

No seguimento do Plano Estratégico da Universidade Nova de Lisboa para 2012/2016, onde se estabelece como opção estratégica a criação de uma Escola Doutoral da NOVA, a FCSH lança os Estudos Doutorais em Ciências Sociais e Humanas – Programa Pedro Hispano. A missão deste será a de promover a qualidade, a interdisciplinaridade e a internacionalização de todos os ciclos de estudos de doutoramento da FCSH, assim como assegurar o desenvolvimento de actividades de interesse comum.

Sob a égide do Programa Pedro Hispano, realizar-se-á, já a partir do ano lectivo de 2012/2013, um conjunto de iniciativas, das quais se destacam a Escola de Verão Doutoral, estruturada em temas relevantes no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, a Escola de Inverno Doutoral, centrada no desenvolvimento de competências metodológicas e transferíveis, e um Congresso Doutoral, para apresentação dos resultados de investigação pelos doutorandos.

Em linha com o objectivo de internacionalização, o Programa Pedro Hispano privilegiará a utilização do inglês como língua de trabalho e coordenará as iniciativas que promovam o recrutamento de alunos estrangeiros, a mobilidade de doutorandos e a atribuição da menção Doctor Europaeus, da Associação Europeia de Universidades.

O patrono do Programa, Pedro Hispano, nasceu em Lisboa no início do século XIII, estudou na Universidade de Paris e foi professor de medicina na Universidade de Siena, onde escreveu Summulae Logicales, tratado sobre lógica e obra de referência na academia europeia durante mais de três séculos. Foi eleito Sumo Pontífice em 1276, tendo adoptado o nome de João XXI.

2012-05-25 12:20