Acções do Documento

Metamorfose pelo barro na esplanada da NOVA FCSH

“Mulher Barro” é o título da ação performativa que será interpretada, dia 25 às 16h no exterior da Faculdade, pela artista internacional Naomi Silman.

Numa praça, inserido no meio da cidade, uma mulher chega devagar vestida de branco, adornos vermelhos enfeitando seu corpo. Ela caminha até um monte de terra, se desfaz dos seus acessórios, tira os sapatos, faz o barro com ajuda da água e inicia a mescla com seus pés já descalços. Pisa, pisa, pisa, abre, entra, atrita, entrega. O barro cobre ela por inteiro, roupa, cabelo e corpo se fundem. Ela sai outra. Surge a Mulher Barro, mulher lama, escultura terracota”.

É desta forma como Naomi Silman, atriz do LUME Teatro, palhaça, diretora e formada em artes cénicas pela Universidade de Londres, resume a performance “Mulher Barro”. O espetáculo, realizado desde 2016, utiliza exatamente o barro como matéria-prima, criando múltiplas relações com o corpo, a paisagem urbana e o público local, numa escuta dos estímulos externos sem desenho predeterminado, instaurando um contratempo ao ritmo da cidade.

O evento será aberto ao público e terá lugar no dia 25 de maio, às 16h, na zona da esplanada da Faculdade.

2018-05-24 12:10
Topo da Página
classificado em: