Acções do Documento

Expressões da Antiguidade na Arte e Literatura Modernas Contemporâneas

23 e 24 de fevereiro - Colóquio internacional pretende impulsionar o debate científico no âmbito dos estudos da receção da Antiguidade.

O grupo de investigação “A Antiguidade e a sua Receção” organiza, no âmbito do CHAM, um colóquio internacional subordinado ao título «Expressões da Antiguidade na Arte e Literatura Modernas e Contemporâneas». Trata-se de um encontro científico que contará com a presença de especialistas, nacionais e internacionais, de diversas áreas de estudo, desde a Antiguidade à Contemporaneidade, que se vão debruçar sobre temáticas como a Literatura, a Arte ou a Música, fomentando a interdisciplinaridade necessária ao estudo destas temáticas.

O colóquio pretende impulsionar o debate científico no âmbito dos estudos da receção da Antiguidade no que respeita às épocas moderna e contemporânea do mundo ocidental, já que estas foram marcadas por um renovado interesse pelo mundo antigo. Da recuperação dos cânones clássicos, no século XV, à redescoberta das civilizações egípcia e mesopotâmica, no século XIX, observa-se uma produção artística e literária fortemente influenciada pela memória deste passado remoto, onde os agentes culturais foram procurar “novos” topoi para integrar as suas obras.

O evento, a realizar nos dias 23 e 24 de fevereiro, terá lugar no Auditório 1 da Torre B. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia, através de um formulário disponível online.

Consulte o programa

Cartaz

2017-02-14 12:19
Topo da Página
classificado em: