Falecimento de Foteini Vlachou

A FCSH/NOVA lamenta profundamente o desaparecimento de uma das suas docentes.

Faleceu a Professora Foteini Vlachou, professora convidada do Departamento de História da Arte e investigadora no IHA - Instituto de História da Arte e no IHC - Instituto de História Contemporânea desta Faculdade.

Doutorada pela Universidade de Creta, Foteini Vlachou encontrava-se radicada em Portugal há vários anos. Tinha um conhecimento profundo sobre a arte europeia, de El Greco e Georges de La Tour à pintura de História em Portugal do século XIX, promovendo um espaço de discussão único por via do seu trabalho sobre a produção artística das periferias.

No âmbito do IHC, a docente desenvolvia um projeto sobre identidades nacionais e imperiais na cultura visual da Península Ibérica e da América Latina em finais do século XIX. O questionamento das visões analíticas baseadas na dicotomia centro-periferias era estruturante do seu trabalho, sendo o objeto de um outro pós-doutoramento para o qual tinha sido financiada ("What time for the periphery?", no ICI Berlin Institute for Cultural Inquiry). Também no IHC dinamizou o seminário 'art in the periphery' e impulsionou o colóquio Romanticism in the Peripheries.

No âmbito do IHA, destaca-se a criação da rede Art in the Periphery, os seminários que organizou nesse âmbito e o artigo “Why Spatial? Time and the Periphery”, publicado em 2016.

O velório será hoje, 9 de junho, na capela da igreja de São Pedro de Alcântara (Calçada da Tapada), das 11h até às 15h.

A todos quantos sentem a sua perda, os nossos votos de pesar.

2017-06-09 11:15