Falecimento de Maria Emília Ricardo Marques

A FCSH/NOVA lamenta profundamente o falecimento de uma das suas antigas docentes.

A Direção da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas vem comunicar com pesar que Maria Emília Ricardo Marques faleceu no passado dia 3 de fevereiro.

Professora catedrática da Universidade Aberta, onde se jubilou como Vice-Reitora, foi Professora convidada na FCSH/NOVA, de 1974 a 1988, onde criou a Secção de Linguística e o Núcleo de Estudos de Linguística Contrastiva – NELC, que mais tarde deu origem ao Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa - CLUNL.

Em 1988, integrou a Universidade Aberta, mantendo, no entanto, a sua colaboração como docente e como investigadora na FCSH/NOVA, durante vários anos.

Linguista pioneira em várias áreas da Linguística, colaborou em universidades e instituições nacionais e estrangeiras, deixando um grande legado constituído por várias gerações de linguistas que formou com grande empenho, dinamismo e generosidade.

2017-02-06 12:46