Fazer e Pensar a História Medieval Hoje

Disponível em acesso aberto na plataforma UC Digitalis, nova publicação de Maria de Lurdes Rosa soma milhares de downloads.

“Fazer e Pensar a História medieval hoje: Guia de estudo, investigação e docência”, novo livro de Maria de Lurdes Rosa, docente do Departamento de História, soma já cerca de 2300 downloads e 5500 visualizações na plataforma UC Digitalis, da Imprensa da Universidade de Coimbra.

Na Semana do Acesso Aberto (de 23 a 29 de outubro), demonstra que um campo historiográfico por vezes considerado de pequena dimensão - a História medieval, na sua vertente historiográfica e teórica -, tem um público vasto de seguidores, familiarizados com publicações digitais e com a era da informação global.

Editado com a colaboração do Instituto de Estudos Medievais (IEM), o livro representa um esforço de reflexão sobre o percurso de investigação da História medieval nas últimas décadas à escala internacional, propondo um conjunto de temas de debate para a renovação disciplinar - desde a Idade Média “fora da Europa” e na “História global”, até à renovação da epistemologia e ética das fontes. “Tirar a Idade Média do meio” e repensá-la a partir de uma “identidade medievalística problematizante”, é o grande desafio do livro, destinado a estudantes, docentes e investigadores.

Download da publicação

2017-10-26 14:30