Acções do Documento

Fórum de Doutorandos INET-md

6 de abril - Terceira edição de encontro de Doutorandos do Departamento de Ciências Musicais. O tema é “Music Registration, Exhibition and Archivology”.

Na quinta-feira, 6 de abril, há mais uma sessão da tradicional discussão pública de doutorandos e orientadores da série Doctoral Fórum do INET-md, já na sua terceira edição do novo formato em inglês, para treino de participação internacional académica.

Desta vez a sessão desenvolve-se em torno das apresentações de Isabel Campelo, orientada por João Soeiro de Carvalho (INET-md), Alcina Cortez, orientada por Salwa Castelo-Branco (INET-md) e Noel Lobley (Universidade de Virgínia, EUA) e Samuel Mund, orientado por Raimund Vogels (Universidade de Hildesheim, Alemanha). A discussão, com a participação do público e dos orientadores, apontará detalhes dos trabalhos de investigação em curso acerca de gravação musical em estúdio em Lisboa desde a década de 1970, música e exposição museológica e arquivologia musical contemporânea internacional.

As sessões anteriores desta série foram a 2 de março e a 6 de outubro, respetivamente a propósito de património musical, de detalhes materiais e de medidas associados à produção sineira com vestígios em Portugal e aos carrilhões de Mafra em particular. Susana Belchior, discutiu detalhes do seu trabalho acerca de composição química de discos antigos e de segredos vários na indústria fonográfica na era dos gramofones no início século XX, importantes para as decisões estratégicas de preservação, digitalização e estudo sob orientação de Ana Ramos da Faculdade de Ciências e Tecnologia e Salwa Castelo-Branco (INET-md/FCSH/NOVA).

Miguel Carvalho apresentou o seu estudo sobre desenhos de sinos e as técnicas de afinação não destrutiva originais que tem desenvolvido sob orientação de Vincent Debut (INET-md/FCSH/NOVA) e José Vieira Antunes do Instituto de Tecnologia Nuclear da Universidade de Lisboa; e Pedro Castro discutiu fontes musicais e a interpretação em gravação recente de “L’Angelica” pela prestigiada etiqueta Naxos em 2016, para a caracterização das serenatas na corte no tempo de D. Maria I, num estudo orientado por Jorge Correia, da Universidade de Aveiro, e por Cristina Fernandes (INET-md/FCSH/NOVA).

A 6 de outubro, Sofia Vieira Lopes (orientada por João Soeiro de Carvalho, INET-md) e Bart Vanspauwen (orientado por Maria de São José Côrte-Real, INET-md) apresentaram e discutiram detalhes de organização e interpretação de significados vários de festivais musicais e políticas diversas, no Festival RTP da Canção e do festival lusófono Musidanças, na velha feira de S. Mateus em Viseu, a partir das suas perspetivas etnomusicológicas sustentadas em longo trabalho de campo.

Faltam ainda as sessões de maio, junho e julho com, temas como Ressonâncias Monarquicas, Música em Lisboa e em Maputo entre outros.

Este Fórum de Doutorandos do INET-md FCSH/NOVA tem lugar na 1ª quinta-feira de cada mês, entre as 15h e as 17h na Sala 006 do Edifício ID.

A entrada é livre

Conheça o programa e os cartazes da série

2017-03-27 12:23
Topo da Página
classificado em: