Acções do Documento

'Fotografia e Propaganda do Estado Novo': Qual a ligação?

De que modo o Estado Novo aproveitou a imagem fotográfica para a propaganda política do regime? A questão é debatida a 23 de março na NOVA FCSH.

A NOVA FCSH recebe, a 23 de março, pelas 18h30, uma mesa-redonda sobre o tema Fotografia e Propaganda no Estado Novo. No debate, que dá o mote para a edição do vol. 12, número 23 da revista Comunicação Pública, participarão Margarida Medeiros, do CIC.Digital, e Pedro Aires de Oliveira, Director do Instituto de História Contemporânea.

A fotografia, muito usada na propaganda política dos regimes totalitários e autoritários, foi também aproveitada pelo Estado Novo, "em particular pelo serviço de edições do Secretariado da Propaganda Nacional, mais tarde designado de Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo", explica Filomena Serra, investigadora do projecto Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal.

É esta conexão entre fotografia e propaganda, documentada pela análise do arquivo de edições, que estará em discussão e que procurará entender o quanto "as imagens fotográficas" foram "intervenientes ativas na construção da história e do imaginário simbólico" do período do Estado Novo no nosso país.

Este evento servirá ainda para apresentar o número especial online da revista Comunicação Pública, sobre o tema Fotografia e Propaganda no Estado Novo.

2018-03-12 12:10
Topo da Página
classificado em: ,