Francisco Caramelo é o novo Diretor da FCSH/NOVA

Professor Francisco Caramelo, catedrático do Departamento de História, foi eleito Diretor da FCSH/NOVA no passado dia 4 de fevereiro.

O docente, que passou a ocupar o cargo no dia 11 de fevereiro após a homologação dos resultados pelo Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, foi eleito por unanimidade pelos membros do Conselho de Faculdade presentes.

Professor catedrático do Departamento de História da FCSH/NOVA tem dedicado a sua investigação à História Antiga, em particular em domínios como o pensamento religioso, o profetismo e a linguagem profética na Mesopotâmia. Uma das vertentes principais da sua investigação consiste na tradução de textos de índole religiosa em língua acádica para português.

Outra dimensão significativa da sua atividade consiste na arqueologia no Médio Oriente antigo. Participou em diversos projetos arqueológicos internacionais no Egipto, em Israel e na Síria. Codirigiu, até 2011, o Projeto Arqueológico Médio Eufrates Sírio (PAMES), consórcio de que faziam parte a Universidade NOVA de Lisboa e a Universidade da Corunha, organização responsável por diversas escavações na Síria, na região de Hanuqa, próxima de Deir ez-Zor.

Recentemente tem-se dedicado às temáticas da receção da Antiguidade, dirigindo atualmente uma linha de investigação subordinada ao título “A Antiguidade e a sua receção". É Diretor da revista Res Antiquitatis. Journal of Ancient History.

Veja o álbum de fotos da tomada de posse na Reitoria da NOVA

2016-02-17 17:15