Geógrafo Miguel Marques traz monstros para a terceira masterclass

Foi aluno de Geografia, está hoje ao leme da Mapidea, uma das startups portuguesas mais inovadoras na área do geomarketing. Regressa à NOVA FCSH a 20 de março, às 18h.

“Mapas, dos monstros ao espaço” poderia ser o título de uma masterclass sobre ficção científica mas, na altura dos Descobrimentos Portugueses, os mapas conseguiram tornar o que para alguns era ficção em realidade.

Os mapas eram usados para traçar o que não se conhecia e os monstros faziam parte desse imaginário”, explica Miguel Marques, CEO da Mapidea. Hoje, o potencial dos mapas é “enorme” – basta ver o exemplo do Google Maps. É esse tema que vai explorar na sua masterclass já esta terça-feira, dia 20 de março, às 18h, no Auditório 1.

Enorme é também o potencial da startup que dirige: a Mapidea trabalha em “location analytics”, isto é, atribui contexto espacial a dados, para ajudar as empresas a decidirem onde é melhor investir.

Miguel Marques foi aluno de Geografia da NOVA FCSH entre 1993 e 1997 e frequentou ainda o mestrado em Gestão de Território. Criou a primeira cadeira de Geomarketing da faculdade, que lecionou entre 2006 e 2010.

Consulte a programação completa de 40 Anos. 40 Masterclasses, uma iniciativa da NOVA FCSH que traz ex-alunos à faculdade para falarem sobre os desafios da sua área.

2018-03-19 15:55