16 de abril – NOVA Debate aborda o tema da segurança global dos Estados e a sua capacidade de resposta a grandes catástrofes.

"Gestão de crises: Preservar a segurança global e resposta a catástrofes naturais" é o tema escolhido para o próximo evento organizado pelo NOVA Debate, constituído por alunos da FCSH/NOVA.

Na atual conjetura internacional, as tradicionais guerras entre Estados dão lugar a conflitos entre unidades políticas, religiosas e étnicas sem circunscrições territoriais juridicamente reconhecidas. Assim, as instituições nacionais e internacionais precisam de elaborar novas respostas a estes fenómenos emergentes prevenindo consequências nefastas que, muitas vezes, culminam em lutas sangrentas.

Por outro lado, as consequências de catástrofes naturais fazem-se sentir cada vez mais em países em desenvolvimento onde a má qualidade das infraestruturas e concentração demográfica reivindica a vida de demasiadas pessoas, lançando comunidades inteiras para modos de vida humanamente degradantes.

Perante estas duas realidades, o grupo NOVA Debate promove uma conferência aberta a toda a comunidade universitária e restantes interessados para abordar e discutir a importância da gestão de crises.

Subordinada ao tema "Gestão de crises: Preservar a segurança global e resposta a catástrofes naturais", o evento terá lugar no dia 16 de abril, pelas 18h na Torre A, piso -1, auditório 001.

Programa e informações adicionais podem ser consultados na página de Facebook do NOVA Debate.

2015-04-13 11:15