Acções do Documento

Mestrado em e-learning - História do Império Português

2ª Fase de candidaturas até 17 de Setembro - O curso, inovador em termos de conteúdos e metodologias, aprofunda o conhecimento sobre a presença portuguesa no mundo.

O Mestrado em História do Império Português destina-se a estudantes e profissionais de áreas científicas que desejem aprofundar o seu conhecimento sobre a presença portuguesa no mundo e percepcionar os seus impactos no presente. Destinado a um público vasto e geograficamente heterogéneo, o recurso às metodologias da Global History vão permitir a criação de um quadro teórico e metodológico adequado à compreensão da Expansão Portuguesa e à sua comparação com a realidade de outras potências imperiais europeias, designadamente Espanha, Inglaterra, França e Holanda.

A componente científica da formação é suportada pelo Centro de História de Além-Mar, (CHAM) unidade de investigação da FCSH dotada de uma substancial massa crítica na área da Expansão Portuguesa e Europeia e com uma importante internacionalização no campo das Humanidades e Ciências Sociais. A correspondência entre as várias linhas de investigação do CHAM e as unidades curriculares temáticas deste mestrado permitirá uma sólida articulação entre investigação e ensino.

 

Objectivos gerais

- Conferir treino científico e académico na área da Expansão Portuguesa;

- Aprofundar a formação científica e académica no quadro comparativo da história dos impérios coloniais;

- Aplicar uma metodologia transdisciplinar no quadro inovador da Global History;

- Desenvolver as capacidades de investigação para estudos aprofundados nesta área de especialização;

- Promover a internacionalização das actividades científicas e académicas no quadro de redes de investigação do espaço Europeu, comunidade de países de língua oficial portuguesa e outras regiões, em particular as que tiveram um contacto intenso com a Expansão Portuguesa, ou que actualmente possuem importantes comunidades imigrantes de língua portuguesa.

- Redigir textos científicos no âmbito da Expansão Portuguesa no quadro teórico da Global History.

 

O método pedagógico proposto para o mestrado em Mestrado em História do Império Português tem como especificidade a componente do ensino à distância, denominada e-learning assíncrono, assente nos seguintes procedimentos metodológicos:

  • Aulas virtuais em que cada professor deverá expor os conteúdos, apontar problemáticas e indicar leituras obrigatórias e complementares. Para cada unidade curricular estão disponíveis 5 vídeos de conteúdos, cada um com uma duração aproximada de 40 minutos. Adicionalmente, existirá um vídeo introdutório e outro destinado aos trabalhos finais de cada unidade curricular.
  • Online Discussion Groups (fóruns) de forma a possibilitar a completa interacção entre professores e discentes, a partir de leituras e análises orientadas de textos. Os professores deverão formular proposições e questões para que os discentes construam argumentações. Tais argumentações, por seu turno, deverão permanecer online de modo a permitir a intervenção dos colegas e/ou dos professores.

 

A 1.ª fase das inscrições decorre até 19 de Julho.

O Mestrado em História do Império Português tem início a 23 de Setembro de 2013.

Informações adicionais em História do Império Português – Mestrado em e-learning

 

Veja o vídeo!

2013-05-22 17:10
Topo da Página
classificado em: