I Congresso Internacional URBISMADINA

31 de maio - Instituto de Estudos Medievais promove discussão sobre a imagem da cidade medieval na Península Ibérica durante os séculos XII-XIV.

Entre os dias 31 de maio e 1 de junho de 2017, o Instituto de Estudos Medievais organiza o Congresso Internacional URBISMADĪNA, subordinado ao tema "A imagem da cidade medieval na Península Ibérica (Séculos XII-XIV)”.

A iniciativa, que terá lugar na FCSH/NOVA, decorre dos Workshops Internacionais URBISMADĪNA, desenvolvidos com o propósito de criar um campo para a apreensão da dupla realidade urbana da Península Ibérica, na Idade Média: a Urbis cristã e a Madīna islâmica e a suas transferências.

Tal como nesses encontros anteriores, o Congresso Internacional constitui-se como um espaço propício para o desenvolvimento de abordagens interdisciplinares que passam por várias metodologias de estudo e análise. A partir de perspetivas de investigação nas áreas de História, Arqueologia, Literatura, História da Arte, Arquitetura, Geografia, Filologia e Filosofia serão desenvolvidos quatro eixos temáticos: “A imagem histórica e narrativa da cidade medieval”; “A recuperação da paisagem urbana medieval”; “A cidade desenhada. Representações urbanas e arquitetónicas” e “A cidade como metáfora: simbologia e idealização”.

O encontro contará a presença de quatro reputados investigadores internacionais: Pascal Buresi (CNRS-CIHAM-UMR 5648, EHESS, ERC); Beatriz Arizaga Bolumburu (Universidade de Cantabria); Juan Carlos Ruiz Souza (Universidad Complutense de Madrid) e do artista Iraque Hanoos Hanoos.

2017-05-26 11:32