IAP revela resultado de escavações em Cabo Verde

Escavação no sítio da Trindade investigada pelo Instituto de Arqueologia e Paleociências da NOVA FCSH revela conjunto significativo de materiais arqueológicos.

Mariana Almeida, membro do Instituto de Arqueologia e Paleociências (IAP), e Jaylson Monteiro, Coordenador da Direção de Monumentos e Sítios do Instituto do Património Cultural de Cabo Verde, vão apresentar, no dia 8 às 16h, a comunicação “O sítio arqueológico da Trindade, Cabo Verde, um projecto em desenvolvimento”.

O evento foca-se no sítio histórico-arqueológico da Trindade, localizado a cerca de 13 kms da Praia, onde foi construída uma capela e engenho de açúcar no século XVI, que funcionou até pelo menos ao século XVIII. Em 1712 tornou-se a residência do bispo de Cabo Verde, Fr. Francisco de Santo Agostinho, onde se fez enterrar. O sítio sofreu uma campanha de obras de conservação e restauro, bem como escavações arqueológicas, em 2011 que revelaram um conjunto significativo de materiais arqueológicos relacionados com o quotidiano dos seus habitantes.

A conferência, realizada no âmbito do Seminário Permanente do IAP – Repensar a Arqueologia, tem entrada live e terá lugar Sala B1 1.11, Edif. Bloco 1, Piso 1.

2018-11-07 15:50