II Simpósio Internacional em Ecologia Humana

4 e 5 de fevereiro - CICS.NOVA dá seguimento aos Simpósios de Ecologia Humana organizados pela UNEB com o objetivo de explorar possibilidades de cooperação luso-brasileiras.

O II Simpósio Internacional em Ecologia Humana visar dar seguimento aos Simpósios de Ecologia Humana organizados pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em 2013 e 2014, e ao Simpósio Ibero-americano de Ecologia Humana, organizado pela FCSH/NOVA em 2015. Junta um conjunto de investigadores e docentes de vários países, embora maioritariamente de Portugal e do Brasil, pois tem como objetivo final o de explorar possibilidades de cooperação luso-brasileiras em Ecologia Humana tendo em conta o seu caráter multi, inter e transdisciplinar. Durante o simpósio serão apresentadas realidades socioambientais específicas de cada um dos países numa perspetiva de partilha de saberes e de diferentes olhares sobre estas realidades.

O programa do II Simpósio está organizado em 2 momentos distintos:

• No primeiro dia, após a Palestra de Abertura do Professor Fernado Ávila-Pires, pesquisadores luso-brasileiros apresentarão exemplos de suas experiências em pesquisas multi, inter e transdisciplinares (15 minutos), seguidas de intervenção da audiência (5 minutos);
  • No segundo dia, após a Palestra do Professor Karl Bruckmeier, outros convidados internacionais apresentarão, por teleconferência, exemplos de suas experiências em pesquisas multi, inter e transdisciplinares (15 minutos), seguidas de intervenção da audiência (5 minutos); em seguida, doutorandos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e de programas associados apresentarão os seus projetos (20 minutos) e cada uma das apresentações será comentada por palestrantes (10 minutos).

As apresentações serão posteriormente reunidas numa edição.

O II Simpósio Internacional em Ecologia Humana, organizado por Iva Pires, docente do Departamento de Sociologia, terá lugar nos dias 4 e 5 de fevereiro no Anfiteatro 001 da Torre A da FSCH/NOVA.

Consulte o programa

2016-01-28 11:05