III CHAM International Conference

12 a 15 de julho – Conferência "Oceans and Shores: Heritage, People and Environment" aborda a temática dos oceanos e zonas costeiras, numa ligação entre história ambiental e patrimonial.

A zonas costeiras e o mar aberto foram sempre palco de aventuras épicas, de infortúnios e novas descobertas, um lugar para a construção de histórias e lendas e para a criação de mitos e geografias imaginárias. São igualmente o habitat de diferentes ecossistemas e de abundantes recursos como as águas profundas dos oceanos de todo o planeta. Nas zonas costeiras próximas de todos os continentes, diversas fontes de alimento têm sido encontradas e exploradas, levando ao estabelecimento e desenvolvimento de novas indústrias, cidades e portos. Nesta dinâmica foram geradas novas formas de conhecimento e de exploração, criadas redes e formas de comunicação entre as populações dos diferentes lugares em torno das zonas costeiras.

Será neste ambiente temático e científico que decorrerá a III CHAM International Conference, com o objetivo de dar seguimento ao plano estratégico científico do CHAM - as Fronteiras e também aos objetivos globais da Cátedra da UNESCO, subordinada ao tema do Património Cultural dos Oceanos, atribuída à Universidade NOVA de Lisboa.

Com um total de 26 painéis temáticos, serão abordados assuntos diversos relacionados com o mar nas suas múltiplas perspetivas e valências, partindo dos vários olhares das humanidades e ciências sociais, mas também das ciências naturais, num encontro que se pretende abrangente, plural e de partilha científica.

Destaca-se a presença de três oradores convidados de renome internacional, Poul Holm (Trinity College Dublin, Irlanda) e Xavier Nieto (Universidade de Cadiz, Espanha), cujas comunicações irão realizar-se no Instituto Cervantes, respetivamente nos dias 12 e 13 de julho, e John Mack (Universidade de East Anglia, UK) na sessão de encerramento que decorrerá na Fundação Oriente no dia 14 de julho pelas 18h30

2017-06-27 10:30