Instituto de História Contemporânea promove Seminário Internacional

2 e 3 de Setembro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - “Desporto, Cultura, Nação, Estado” em foco num encontro entre investigadores portugueses e brasileiros.

O desporto é um dos temas fortes na actualidade brasileira, principalmente devido ao país ser a sede do próximo Campeonato do Mundo de Futebol (2014) e dos próximos Jogos Olímpicos (2016).

A evolução histórica da prática desportiva nos dois países, a partilha de experiências relativamente à organização de eventos desportivos, com Portugal e Brasil numa perspectiva comparada entre o Campeonato Europeu de Futebol 2004 e o Mundial do próximo ano, bem como a importância social da actividade física nos dois países serão temas fortes neste seminário internacional.

O objectivo deste encontro, que decorrerá no Rio de Janeiro, passa ainda por levar a uma reflexão histórica e uma antevisão dos desafios que no futuro surgirão relativamente às políticas públicas de desporto.

É um evento coorganizado pelo Instituto de História Contemporânea (IHC), unidade de investigação da FCSH/NOVA, pelo Sport (Laboratório de História do Esporte e do Lazer da UFRJ) e pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ.

Pode consultar mais informações aqui.

2013-08-13 17:15