Investigador da NOVA FCSH vai estudar futebol em Nova Iorque

Daniele Serapiglia, do Instituto de História Contemporânea, foi galardoado com uma "Visiting Fellow" pelo Remarque Institute para desenvolver o tema futebol e nacionalismos.

O futebol e sua relação com a identidade nacional é o tema do trabalho de Daniele Serapiglia, investigador pós-doutorado do Instituto de História Contemporânea (IHC) distinguido com uma bolsa de investigador visitante pelo Remarque Institute da Universidade de Nova Iorque. A distinção possibilita que parte do estudo seja desenvolvido na cidade norte-americana, onde o galardoado terá a oportunidade de realizar paralelismos entre a realidade da Europa do Sul (sobretudo portuguesa, espanhola e italiana), com aquela presente nos países anglo-saxónicos. A vasta biografia a que o investigador terá acesso direto vai também ajudar Serapiglia a contribuir para a história do desporto e a sua relação com sentimentos nacionalistas.

Esta é a primeira vez que a candidatura de um investigador da Universidade NOVA de Lisboa é aceite neste programa: até agora esta bolsa tinha sido atribuída apenas a outros dois académicos de instituições portuguesas, António Costa Pinto e Rui Tavares, em 2017 e 2016. Fora do contexto nacional foram também recetores desta bolsa personalidades como Zeev Sternhell, Gilles Pécout, Sergio Luzzatto, Pierre Rosanvallon, Giulio Sapelli, Donald Sassoon ou Ruth Bem-Ghiat.

Daniele Serapiglia, italiano Doutorado em História Europeia pela Universidade de Bolonha, encontra-se radicado em Portugal desde 2016, onde usufrui de uma bolsa de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O Remarque Institute é um centro de investigação dedicado aos estudos sobre a Europa, nomeadamente na sua faceta social e cultural. Foi criado em 1995 sob direção do historiador britânico Tony Judt, a partir de um donativo da famosa actriz Paulette Goddard, viúva do escritor alemão Erich Maria Remarque - que dá nome ao instituto.

2018-03-16 11:55