Acções do Documento

Investigadores do IHC atualizam Dicionário de História de Portugal

20 de abril – O período revolucionário compreendido entre 1974 e 1976 passou a estar incluído na nova edição do Dicionário de História de Portugal. O lançamento terá lugar na FNAC do Chiado.

António Reis, Maria Inácia Rezola e Paula Borges Santos, investigadores do Instituto de História Contemporânea (IHC) são os coordenadores responsáveis pela atualização do "Dicionário de História de Portugal – 25 de Abril". Trata-se de uma obra em preparação durante cerca de quatro anos e que envolveu o trabalho de mais de 150 historiadores e outros especialistas.

Em nota do IHC, os investigadores afirmam que a publicação "visa colmatar uma lacuna no panorama académico e editorial, tantas vezes assinalada pelos próprios estudiosos desta época", fornecendo "um instrumento de síntese, onde tanto se reúne informação já trabalhada, como se abordam problemas pouco ou mal estudados".

Adicionalmente o dicionário "procura sistematizar, com rigor científico, informação sobre instituições políticas, jurídicas, culturais, sociais e económicas; partidos políticos; biografias de personagens políticos, militares, culturais e religiosos; aspetos gerais sobre o Estado e as suas políticas públicas, os principais movimentos sociais, as ideologias, a economia e a inovação, a diversidade religiosa, a literatura e a arte", segundo a nota mencionada.

O primeiro volume de quatro será apresentado por Pedro Aires Oliveira, Presidente da Direção do IHC, e por Marina Costa Lobo, politóloga do Instituto de Ciências Sociais. A iniciativa terá lugar na FNAC Chiado, às 18h30, no dia 20 de abril.

2017-04-19 10:34
Topo da Página
classificado em: