IPST faz nova recolha de sangue na Faculdade

O IPST estará na NOVA FCSH no dia 31 de outubro para recolher sangue, das 9h às 19h no 7º Piso da Torre B. Todos os elementos da comunidade da Faculdade são chamados a ajudar.

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) vai efetuar uma colheita de sangue na NOVA FCSH, entre as 9h00 e as 13h00 e entre as 15h00 e as 19h00 do dia 31 de outubro de 2018, no 7.º Piso da Torre B.

A Faculdade, que é parceira na organização da iniciativa através do Núcleo de Fundraising, "agradece a colaboração de todos os que queiram participar nesta ação voluntária de dádiva de sangue". O instituto público responsável pelas recolhas de sangue realiza uma campanha nas instituições de ensino superior duas vezes por ano e há vários anos que inclui a NOVA FCSH neste roteiro. Na última sessão, em abril, registaram-se 62 inscrições e foi recolhido sangue de 40 pessoas.

Poderá obter mais informações acerca desta recolha consultando o site oficial do IPST ou ainda o site Dador.pt.

Dar sangue é fácil e não prejudica a saúde

Relembramos que todas as pessoas saudáveis, com idades entre os 18 e os 65 anos, podem dar sangue regularmente, sem que isso represente qualquer perigo para a saúde. Dar sangue não engorda, não enfraquece e não causa habituação. O intervalo mínimo entre doações é de de três em três meses para os homens e de quatro em quatro meses para as mulheres.

O sangue doado serve depois para colmatar necessidades várias do Serviço Nacional de Saúde (SNS), como a necessidade de sangue para vítimas de acidentes de trabalho ou rodoviários, bem como para apoiar aqueles que necessitam de disponibilidade de sangue para poderem ser submetidos a operações cirúrgicas, entre outros casos.

A colheita de sangue na NOVA FCSH decorrerá no espaço da Sala de Reuniões e é aberta à participação de todos os membros da comunidade: alunos, professores, investigadores e pessoal não-docente.

Veja aqui o vídeo promocional:

2018-10-17 12:47