IPST faz recolha de sangue na NOVA FCSH

O IPST está hoje na Faculdade para recolher sangue, das 9h às 19h no 7º Piso da Torre B. Todos os elementos da comunidade da Faculdade são chamados a ajudar.

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) está a efetuar uma colheita de sangue na NOVA FCSH, entre as 9h00 e as 19h do dia 5 de abril, no 7.º Piso da Torre B.

A Faculdade, que é parceira na organização da iniciativa através do Núcleo de Fundraising (NF), "agradece a colaboração de todos os que queiram participar nesta ação voluntária de dádiva de sangue". O instituto público responsável pelas recolhas de sangue realiza uma campanha nas instituições de ensino superior duas vezes por ano e há vários anos que inclui a NOVA FCSH neste roteiro.

Poderá obter mais informações acerca desta recolha consultando o site oficial do IPST ou ainda o site Dador.pt.

Dar sangue é fácil e não prejudica a saúde

Relembramos que todas as pessoas saudáveis, com idades entre os 18 e os 65 anos, podem dar sangue regularmente, sem que isso represente qualquer perigo para a saúde. Dar sangue não engorda, não enfraquece e não causa habituação. O intervalo mínimo entre doações é de de três em três meses para os homens e de quatro em quatro meses para as mulheres.

O sangue doado serve depois para colmatar necessidades várias do Serviço Nacional de Saúde (SNS), como a necessidade de sangue para vítimas de acidentes de trabalho ou rodoviários, bem como para apoiar aqueles que necessitam de disponibilidade de sangue para poderem ser submetidos a operações cirúrgicas, entre outros casos.

A colheita de sangue na NOVA FCSH decorrerá no espaço da Sala de Reuniões e é aberta à participação de todos os membros da comunidade: alunos, professores, investigadores e pessoal não-docente.

Veja aqui o vídeo promocional:

2018-03-09 12:05