João Tordo explica o processo da escrita em masterclass na NOVA FCSH

Como é que se organiza e orienta a escrita de um livro? A masterclass desta quinta-feira explica.

João Tordo, escritor português e antigo aluno da licenciatura em Filosofia da NOVA FCSH, é o convidado da série 40 Anos. 40 Masterclasses desta quinta-feira (8).

Na aula aberta, com cerca de 60 minutos, o autor abordará questões relacionadas com o seu processo de escrita e as origens de uma obra literária, utilizando exemplos da sua própria carreira e explorando os tópicos que usa para se inspirar e para estruturar os livros que escreve.

João Tordo, nascido em Lisboa em 1975, além da licenciatura em Filosofia, fez estudos em Jornalismo e Escrita Criativa em Londres e Nova Iorque. Foi premiado em 2001, com o Prémio Jovens Criadores, tendo ainda recebido o Prémio Literário José Saramago.

Publicou os romances O Livro dos Homens sem Luz (2004), Hotel Memória (2007), As Três Vidas (2008), Anatomia dos Mártires (2011, Finalista do Prémio Literário Fernando Namora 2012), O Ano Sabático (2013), Biografia Involuntária dos Amantes (2014, Finalista do prémio Fernando Namora 2015 e do Prémio Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores 2015) e ainda a trilogia composta pelos livros O Luto de Elias GroO Paraíso Segundo Lars D e O Deslumbre de Cecilia Fluss, que concluiu em 2017.

Escreveu, em co-autoria, o argumento do filme biográfico Amália e trabalhou com argumentista nas séries de televisão A Minha Família, Pai à Força, Filhos do Rock, País Irmão e Liberdade 21.

Os seus livros estão publicados em geografias tão diversas como Argentina, França, Itália, Brasil, Sérvia e Croácia. Desenvolve trabalho como cronista, tradutor, argumentista e formador em workshops de ficção.

2018-11-07 14:45
classificado em: ,